Xi congratula Lula da Silva por eleição como presidente do Brasil

Presidente chinês destacou que os países compartilham amplos interesses e responsabilidades comuns

Rahel Patrasso/Xinhua

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem de congratulação a Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil.
 
Em sua mensagem, Xi destacou que tanto a China como o Brasil são principais países em desenvolvimento e importantes nações emergentes, e compartilham amplos interesses e responsabilidades comuns.
 
Desde que a China e o Brasil estabeleceram laços diplomáticos há 48 anos, com os esforços conjuntos dos governos sucessivos dos dois países e de todos os setores de suas sociedades, as relações bilaterais têm testemunhado desenvolvimento de longo prazo, com cooperação em diversos campos gerando resultados frutíferos.
 
Observando que a China e o Brasil gozam de amizade de longo prazo, Xi disse que aprofundar a cooperação mutuamente benéfica serve aos interesses fundamentais dos dois países e de seus povos, e é conducente à manutenção da paz e estabilidade regionais e mundiais e à promoção do desenvolvimento e prosperidade comuns.
 
Xi disse que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil e está pronto para trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma altura estratégica e perspectiva de longo prazo, para planejar e elevar conjuntamente a parceria estratégica abrangente China-Brasil para um nível mais elevado, a fim de beneficiar os dois países e seus povos.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.