Virologistas chineses identificam anticorpo inalável contra Covid-19

Nova descoberta poderá ser eficaz para diferentes variantes do vírus

Créditos: Zhang Hui/Xinhua

Pesquisadores da Universidade de Fudan identificaram um anticorpo humano inalável, capaz de suportar diferentes variáveis de Covid-19.

A eficácia dos anticorpos tem sido limitada pelo surgimento contínuo de variantes e pela difusão restrita em locais de infecção por vírus respiratórios. Os virologistas encontraram duas regiões altamente conservadas no receptor da variante Ômicron, o que implica que essas partes resistem a variações rápidas que levam ao escape imunológico, de acordo com a pesquisa publicada na revista Cell.

Depois disso, os pesquisadores geraram um anticorpo biespecífico de domínio único que é capaz de “simultânea e sinergicamente” ligar essas duas regiões, de acordo com a pesquisa. Eles demonstraram que o anticorpo, na forma de gota líquida de até cinco micrômetros, pode ser efetivamente entregue ao pulmão por meio de administração por inalação e exibiu ampla neutralização em camundongos.

A técnica de produção do anticorpo está em desenvolvimento, e os ensaios clínicos devem ser realizados na próxima etapa.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.