Vietnã e China prometem cooperação para desenvolvimento de laços bilaterais

Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, se encontrou com secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong

Vietnã e China se comprometeram, no sábado, a se unirem para fortalecer a unidade e impulsionar a cooperação para o desenvolvimento das relações bilaterais.

Enquanto se reunia com o conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (CPV), Nguyen Phu Trong disse que o país e a China têm desfrutado de amizade fraterna e estabelecido uma parceria de cooperação estratégica abrangente.

Diante de uma situação internacional complexa, as duas partes devem dar as mãos para superar as dificuldades de modo a realizar seus respectivos objetivos de construção socialista, disse Trong.

Por sua vez, Wang observou que as relações China-Vietnã são de particular importância estratégica. Contanto que ambos os lados mantenham seus ideais e crenças comuns, bem como a orientação para o desenvolvimento do socialismo, eles podem superar quaisquer dificuldades e resolver quaisquer problemas que possam enfrentar, disse Wang.

Também no sábado, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, teve conversas com Wang, destacando que o Vietnã considera as relações com a China uma das principais prioridades de sua política externa.

O Vietnã está disposto a aprender com a experiência da China no combate ao COVID-19, manter o ritmo de crescimento no comércio e cooperação de investimento entre os dois países e fornecer mais conveniência para o investimento chinês no Vietnã, disse Chinh.

Wang disse que a China está disposta a trabalhar duro para fornecer vacinas de COVID-19 para o Vietnã a fim de ajudar a conter a pandemia e restaurar a normalidade em seu desenvolvimento socioeconômico.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.