Vice-presidentes da China e do Brasil comandam reunião da COSBAN

Wang Qishan e Hamilton Mourão expressaram desejo de aumentar cooperação comercial

Créditos: Xinhua/Yan Yan

O vice-presidente chinês, Wang Qishan, comandou a sexta reunião do Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN) junto com o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, por meio de videoconferência na segunda-feira.

Wang disse que, nos últimos anos, a China e o Brasil têm acomodado os interesses fundamentais e de longo prazo um do outro e têm trabalhado juntos para enfrentar os desafios globais, escrevendo um novo capítulo de cooperação entre economias emergentes.

China e Brasil, ambos como grandes países com influência global, devem manter comunicações estreitas sobre questões internacionais e regionais, melhorar a coordenação dentro de estruturas multilaterais e ajudar a manter e facilitar os interesses comuns de mercados emergentes e países em desenvolvimento, apontou ele.

Observando que o Brasil atribui grande importância à sua parceria estratégica abrangente com a China, Mourão explicou que o país espera expandir as exportações ao mercado chinês, trabalhar com a nação asiática para responder a desafios comuns, incluindo a segurança alimentar, e aproveitar as novas oportunidades trazidas pelas transições energéticas e pela economia de baixo carbono.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.