Veleiro não tripulado chinês obtém sucesso em testes realizados

O veículo, que deverá ser usado para monitorar o ambiente marinho, mostrou ter bom desempenho no controle de rumo, manutenção de posição e rastreamento de caminho

Um veleiro não tripulado, que deverá monitorar o ambiente marinho, obteve sucesso nos testes realizados pela Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês). Chamado Hai’ou, que significa gaivota, ele foi desenvolvido pelo Instituto de Automação de Shenyang, que é subordinado à CAS, e mostrou um bom desempenho no controle de rumo, manutenção de posição e rastreamento de caminho.

A embarcação, com 3,5 m de comprimento e 180 kg, pode realizar observação meteorológica marinha de longo prazo, usando o vento como força motriz e a energia solar como fonte de energia para seu sistema de controle e sensores. Ele pode ser controlado remotamente e transmitir dados de observação em tempo real.

O teste foi realizado na cidade de Qingdao, província de Shandong e o veleiro não tripulado pode realizar observações marítimas de longo alcance com menor custo e maior resolução, quando comparado às tradicionais plataformas móveis de observação marinha, pelo que disso o instituto.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.