Sonda chinesa Tianwen-1 envia imagens de aterrissagem em Marte

Módulo aterrissou no dia 15 de maio no planeta vermelho

Duas fotos capturadas pela sonda da China em Marte, Tianwen-1, foram divulgadas na quarta-feira pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA, em inglês).

O módulo de aterrissagem, transportando o explorador da missão aterrissou em 15 de maio na parte sul da Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte do planeta vermelho, com o que se tornou na primeira sonda da China que pousa em Marte.

A primeira fotografia, uma imagem em branco e preto, foi tomada por uma câmera cuja função é fazer que o explorador evite obstáculos, e que está montada na parte dianteira do artefato. A imagem mostra a rampa do módulo de aterrissagem estendida sobre a superfície de Marte. O terreno na direção para frente do explorador é claramente visível na imagem, e o horizonte do planeta aparece curvado já que as tomadas foram feitas com lentes de grande angular.

A segunda foto, colorida, foi capturada pela câmera de navegação instalada na parte traseira do veículo. Os painéis solares e antenas do explorador estão estendidos, e é possível ver o chão e as rochas de cor vermelha da superfície marciana.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.