Sonda Chang’e-4 entra em modo inativo durante noite lunar

A sonda, que está desde o início do ano no lado oculto da Lua, funcionou de maneira estável durante a Festa da Primavera

O módulo de pouso e o veículo explorador da Chang’e-4 entraram novamente em modo dormente para mais uma noite lunar, após passarem o período da Festa da Primavera chinesa trabalhando com estabilidade. De acordo com o Centro de Exploração Lunar e Espaço Profundo da China, o módulo de pouso entrou em estado inativo às 19h da noite de segunda-feira, e o veículo explorador Yutu-2 às 19h30. A a sonda deve acordar novamente entre o dia 28 de fevereiro e 1° de março.

Em suas redes sociais, o centro afirmou que a Chang’e-4 trabalhou de forma estável durante o período de dia da Lua, e que seus equipamentos  a bordo (como o espectrômetro de imagem infravermelho e o detector atômico neural) funcionaram sem problemas.

Um dia lunar equivale a 14 dias terrestres, e a noite lunar tem o mesmo período. Quando a temperatura da Lua cair, durante a noite, a fonte de calor de radioisótopo, uma colaboração de cientistas chineses e russos, irá apoiar a fonte. Na primeira noite lunar que passou, a sonda registrou que a temperatura da superfície local caiu para -190°C, o que é abaixo do imaginado.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.