Shenzhen recebe a 3ª Conferência de Ficção Científica da China

Evento contou com fóruns como o de escritoras do gênero e adaptações de filmes chineses de romances de ficção científica

Foi realizada em Shenzhen, cidade conhecida por suas muitas companhias tecnológicas, a 3 ª edição da Conferência de Ficção Científica da China. O evento reuniu escritores, cientistas, cineastas e fãs de toda a China para debater o crescente entusiasmo do país pela ficção científica e sua relação com a prosperidade tecnológica chinesa.

Chen Gang, secretário executivo da Associação de Ciência e Tecnologia da China (CAST, na sigla em inglês), disse que a ciência traz a base para a ficção científica, e a ficção científica dá asas para a ciência. “A busca pela força tecnológica da China depende da criatividade do público em geral”, afirmou durante a abertura da conferência.

Ele ainda afirmou que o país vive uma fase em que o setor da ficção científica está crescendo e prosperando em diversas categorias, como romances, filmes, jogos, entre outros. Filmes do gênero que foram feitos na própria China deverão ser lançados em breve, como é o caso de “A Terra Errante”, que entrará em cartaz em 2019 e foi baseado no livro homônimo de Liu Cixin. Esse mesmo autor, inclusive, venceu o Prêmio Hugo de 2015 por outra obra: “O Problema dos Três-corpos”, que ajudou a popularizar a ficção científica na China.

Entre os destaques do evento, estavam fóruns como o de escritoras de ficção científica; cyberpunk na China e adaptações de filmes chineses de romance de ficção científica. Durante a conferência, também foi anunciada a criação de uma associação dedicada à promoção do gênero no país, e de outra para estimular a ficção científica no universo acadêmico.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.