Rover da China viaja por quase 2 km em Marte

Zhurong pousou no planeta em maio de 2021

Créditos: CNSA/distribuição via Xinhua

O rover de Marte Zhurong viajou mais de 1,9 km desde que colocou suas rodas na superfície do planeta em maio do ano passado, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar da Administração Espacial Nacional da China.

Até o domingo, Zhurong tinha operado na superfície de Marte por 342 dias marcianos a uma distância de 240 milhões de quilômetros da Terra. Um dia marciano é aproximadamente 40 minutos mais longo do que um dia na Terra.

O Zhurong pousou na Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte, em 15 de maio de 2021. Desde então, o rover coletou amostras de rochas da superfície e capturou imagens enquanto explorava o planeta.

Marte entrará na temporada de inverno, durante a qual a temperatura noturna pode cair abaixo de 100 graus Celsius negativos, com uma alta probabilidade de tempestades de areia. Os invernos marcianos duram o equivalente a seis meses terrestres.

Os cientistas fizeram projetos especiais no rover Zhurong, incluindo a resistência a baixas temperaturas, resistência à areia, segurança de energia e outros recursos, com o objetivo de garantir a condução segura do processo de patrulha e exploração de Marte.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.