Robô enfermeiro ajuda com medicamentos em hospital em Sichuan

Primeiro robô do tipo a ser usado no centro e no oeste da China, ele ajuda na prescrição e administração de medicamentos de quimioterapia

O Hospital Popular da Província de Sichuan, na China, agora conta com um robô enfermeiro, que é usado para prescrever e dar medicamentos de quimioterapia automaticamente aos pacientes. Essa é a primeira vez que um robô é usado para esse intuito no centro e no oeste da China, sendo que até então, esses aparelhos haviam sido empregados apenas em hospitais em Xangai e Shenzhen.

De acordo com a enfermeira-chefe do departamento de oncologia do hospital, Chen Tao, a maioria dos medicamentos de quimioterapia podem prejudicar a saúde humana, por isso as enfermeiras responsáveis por aplicar as prescrições de quimioterapia precisavam usar roupas de proteção enquanto o faziam. “Agora o robô enfermeiro pode completar o processo todo automaticamente. Nós não temos que nos preocupar com a nossa própria saúde e temos mais tempo para cuidar dos pacientes”, afirmou.

Após a prescrição do médico, o farmacêutico revisará a receita e colará etiquetas com códigos QR em diferentes medicamentos. Os remédios, então, irão para salas de distribuição inteligentes, onde um outro farmacêutico usará o robô para escanear os códigos antes que o robô comece a fazer seu trabalho. “O farmacêutico gasta aproximadamente 20 segundos para ajudar o robô no início do processo de distribuição. Depois disso, o robô levará apenas alguns segundos a mais para fazer uma prescrição”, explica Tong Rongsheng, diretor do departamento farmacêutico do hospital.

Tong ainda disse que com a assistência do robô, o processo de distribuição de medicamento se tornou mais preciso, além de os riscos à saúde diminuírem graças à diminuição da exposição dos trabalhadores médicos a esses remédios.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.