Rio das Pérolas de escala moderna foi formado há 30 milhões de anos

Estudo foi realizado por instituições chinesas e americanas

Xinhua/Jiang Wenyao

Pesquisadores de instituições chinesas e americanas que estudam registros sedimentares na parte norte do Mar do Sul da China determinaram recentemente que o Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos.

Os cientistas fizeram muitas pesquisas sobre a história da evolução do Rio das Pérolas. Devido à falta de registros sedimentares contínuos e de alta resolução ao longo de um longo tempo geológico, sua história de evolução foi pouco compreendida.

Pesquisadores do Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências, Universidade Estadual da Louisiana e outras instituições chinesas e americanas usaram sedimentos do mais recente núcleo de perfuração em alto-mar no norte do Mar do Sul da China neste estudo.

Eles reconstruíram a história evolutiva do Rio das Pérolas rastreando mudanças no conjunto de minerais argilosos e nas composições isotópicas de estrôncio-neodímio dos sedimentos.

O estudo, publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, descobriu que o sistema de drenagem do Rio das Pérolas em escala moderna foi formado há 30 milhões de anos e começou a desempenhar um papel importante na evolução do ambiente sedimentar do norte do Mar do Sul da China.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.