Réplica de gruta budista é criada com uso de tecnologia 3D

Baseada em caverna das Grutas de Yungang, equipe levou quase dos anos para finalizar a réplica

Uma réplica móvel de uma caverna das Grutas de Yungang (um sítio de 1.500 anos que foi listado como Patrimônio Mundial da UNESCO), elaborada com tecnologia de impressão 3D, foi finalizada em Pequim. A caverna em que a réplica se baseou foi a de n° 18, que tem uma estátua de Buda de 15,5 m de altura. Suas dimensões são, de acordo com o Instituto de Pesquisa das Grutas de Yungang, de 17 m de altura por 22 m de largura.

Lançado pela Universidade de Pequim de Engenharia e Arquitetura Civil, o projeto teve mais de seis meses apenas de coleta e processamento de dados, e foram impressos mais de 800 modelos da réplica por mais de 20 impressoras 3D no período de um ano. Por fim, outros três meses foram necessários para montar as partes e aplicar os pigmentos no local, de acordo com Ning Bo, chefe do departamento de digitalização do instituto.

O material usado na impressão foi uma espécie de resina melhorada, que tem características de resistência à umidade, retarda as chamas, é anticorrosivo e à prova d’água.  Ele permite que a réplica seja desmontada com facilidade e transportada para outros lugares, segundo Ning. Ele ainda acrescentou que a réplica de alta precisão será exibida no futuro, como forma de promover a cultura das Grutas de Yungang.

Zhang Zhuo, diretor do instituto, disse que a pesquisa e a exploração de longo prazo foram realizadas entre uma série de universidades e institutos de pesquisa nos últimos anos para a criação de arquivos digitais para as grutas, sendo que já foram realizadas réplicas das grutas números 3 e 12. Zhang disse ainda que com os arquivos digitais, as pessoas terão informações sobre a atual situação das grutas e poderão acompanhar em tempo real as mudanças morfológicas das relíquias culturais nos próximos anos. Se as grutas forem danificadas por desastres naturais ou fatores humanos, será possível realizar reparos.

As Grutas de Yungang, localizadas ao sul das Montanhas de Wuzhou, estão a cerca de 16 km ao oeste da cidade de Datong, na província de Shanxi. Mais de 59 mil estátuas foram esculpidas em 45 cavernas nas Grutas de Yungang, que foram incluídas na lista de Patrimônio Cultural do Mundo da UNESCO em 2001.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.