Recuperação industrial da China ganha força apesar de queda dos lucros

Receitas combinadas das empresas registraram crescimento com mais de 100 trilhões de yuans

Xinhua/Wang Song

A economia industrial da China está mostrando sinais mais positivos de recuperação, apesar de uma queda nos lucros nos primeiros nove meses deste ano.

As grandes empresas , cada uma com uma receita anual de negócios de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,79 milhões), tiveram seus lucros caindo 2,3% ano a ano nos primeiros nove meses, para 6,24 trilhões de yuans, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira.

Em setembro, a queda nos lucros das principais empresas industriais diminuiu 6 pontos percentuais ante a taxa observada no mês anterior, mostraram os dados.

As receitas combinadas das empresas industriais registraram um crescimento relativamente rápido durante o período, subindo 8,2% ano a ano, para 100,17 trilhões de yuans.

Destacando a melhoria na estrutura de lucros dos negócios, o estatístico sênior do departamento Zhu Hong observou que o desempenho das empresas industriais está ganhando impulso de recuperação à medida que as políticas pró-crescimento do país entram em vigor.

Um total de 19 das 41 principais indústrias registraram crescimento nos lucros no período de janeiro a setembro. A fabricação de equipamentos voltou a crescer, com um aumento de 0,6% ano a ano, liderado pelo setor de máquinas elétricas, que viu seus lucros subirem 25,3%.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.