Quebra-gelo de pesquisa da China conclui expedição na Antártica

Navio viajou por mais de 36 mil milhas náuticas durante 179 dias

O quebra-gelo chinês de pesquisa Xuelong 2 (Dragão da Neve 2, em português) concluiu na sexta-feira a 37ª expedição à Antártica, retornando ao porto de Xangai. O navio zarpou em 10 de novembro de 2020 e viajou mais de 36 mil milhas náuticas nos últimos 179 dias.

O Xuelong 2 transportou suprimentos e equipes rotativas para a Estação de Zhongshan e a Estação da Grande Muralha na região. Pesquisas ambientais e do ecossistema marinho foram realizadas durante a viagem.

A equipe também realizou com sucesso uma operações de resgate para membros de expedições antárticas internacionais e reforçou a cooperação no fornecimento de material.

Como um navio quebra-gelo polar e de pesquisa científica desenvolvido de forma independente pela China, o Xuelong 2 tem 122,5 metros de extensão e 22,32 metros de largura, com um deslocamento projetado de quase 14 mil toneladas. Ele pode quebrar gelo continuamente com espessura de até 1,5 metro a uma velocidade de até 3 nós (5,56 km/h).

Antes da expedição, o Xuelong 2 havia concluído uma missão ao Polo Sul e outra ao Polo Norte, desde sua entrega, em julho de 2019.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.