PUC-Minas sedia evento que aborda as relações entre Brasil e China

O I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China – RBCHINA busca despertar o interesse de estudantes brasileiros nesse campo de pesquisa

As relações do Brasil com a China serão o assunto do I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China – RBCHINA, que é parte do IV Seminário Internacional das Potências Médias e acontecerá em Belo Horizonte nos dias 22 e 23 de outubro. Com o tema “Brasil e China num contexto de incertezas mundiais”, o evento será sediado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e tem como objetivo despertar o interesse de estudantes brasileiros nesse campo de pesquisa.

Desde o início do século XXI, as relações entre os dois países se intensificaram e se expandiram para diversas áreas, como política internacional, comércio, intercâmbios culturais, científicos e acadêmicos. A China também é há 9 anos a principal parceira comercial do Brasil, o que torna o tema do evento ainda mais atual e necessário.

O evento contará com especialistas brasileiros e chineses de diferentes campos de atividade, que irão discutir os papeis do Brasil e da China na política internacional, os desafios impostos pelo novo cenário econômico mundial, as transformações políticas e sociais recentes da China, os múltiplos aspectos das relações sino-brasileiras e ainda alguns componentes essenciais da filosofia e da cultura chinesas.

Distribuídas entre os dois dias de evento, quatro mesas principais comporão o encontro, sendo elas: “Economia, Comércio e Finanças”; “Ciências Sociais e Relações Internacionais na China Contemporânea”; “Desafios e Oportunidades para a Relação Brasil-China” e “Filosofia e Cultura da China”. O evento conta com o apoio da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizade do Povo da China com os Países Estrangeiros, entidade vinculada ao Ministério de Relações Exteriores da República Popular da China.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.