Projeto para desenvolver células de combustível de hidrogênio é lançado na China

O plano inclui construir uma “cidade de hidrogênio” em Jinan e obter avanços na pesquisa desse combustível

O Ministério da Ciência e Tecnologia da China lançou um projeto para desenvolver células de combustível de hidrogênio para construir uma “cidade de hidrogênio” em Jinan, capital da província de Shandong. O objetivo do programa é o de obter avanços na pesquisa e no desenvolvimento da tecnologia essencial relacionada substância, de estimular a aplicação de células de hidrogênio em veículos e impulsionar o desenvolvimento de uma indústria de veículos movidos a esse combustível.

A Shandong Heavy Industry Group (SHIG) assinou acordos com a Ballard Power Systems e a Westport Fuel Systems, do Canadá, companhias líderes na indústria automobilística, para desenvolver motores abastecidos por hidrogênio e gás natural, respectivamente. O governo local também iniciou a cooperação com a SHIG, tendo como alvo produzir ônibus movidos a hidrogênio entre os próximos três a cinco anos.

A Weichai Power, produtor de automóveis e equipamentos do SHIG, trabalhará com mais 12 companhias e com universidades e institutos de pesquisa para aprimorar a sustentabilidade de a adaptabilidade das células de combustível, recebendo um investimento de 1,98 bilhão de yuans (US$ 290 milhões), de acordo com Tan Xuguang, presidente do conselho do SHIG e CEO do Weichai.

A diretriz chinesa sobre setores emergentes estratégicos no 13° Plano Quinquenal afirma que a China irá promover o desenvolvimento de células de combustível, acelerar a criação de estações de hidrogênio e estabelecer a produção em massa dos veículos com essas células até o ano de 2020.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.