Projeto de UNDP pretende preparar países do Cinturão e Rota para desastres

Com o uso de tecnologias como satélites, sistemas de informações geográficas, entre outras, países poderão se preparar melhor, além de criar respostas mais eficazes

Foi lançado em Pequim um projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP, na sigla em inglês) com o objetivo de melhorar tanto a preparação quanto a resposta dos países dos países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota a desastres. Para isso, o projeto usará sensoriamento remoto por satélites, sistemas de informação geográfica e tecnologia de navegação Baidu para fornecer melhor acesso às informações de riscos, sistemas de alerta precoce e avaliações de danos pós-desastre.

A UNDP conta com a parceria da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e do Ministério de Ciência e Tecnologia da China para esse projeto. Segundo Zhang Qin, que trabalha nessa comissão, a cooperação irá trazer benefícios tangíveis para os países do Cinturão e Rota.

Agi Veres, diretor nacional do UNDP China, disse que a resiliência a desastres é parte central do desenvolvimento sustentável. Ele ainda acrescentou que o UNDP está comprometido em apoiar a China e todos outros países do Cinturão e Rota em suas aspirações de desenvolvimento.


Fonte: Xinhua

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.