Programas de TV científicos se popularizam na China

Em pesquisa feita pelo China Youth Daily, 76,1% preferem programas científicos a outros tipos de programa

Programas de TV sobre ciência estão mais populares a cada dia que passa na China, atraindo nos últimos anos, audiência em todas as faixas etárias. De acordo com uma pesquisa feita pelo China Youth Daily que entrevistou 2.003 pessoas, 76,1% preferem programas científicos a outros tipos de programa. Entre essas pessoas, 1,3% nasceram depois dos anos 2000; 29,7% nasceram na década de 1990; 54% na de 1980; 11,2% nos anos 1970 e 3,1% nos anos de 1960.

Para 64,3% dos entrevistados, esses programas podem ensinar ainda mais a eles, sendo que 36,5% afirmaram que esses programas são divertidos demais e que sentem falta de uma atitude mais rigorosa, enquanto 25,1% disseram não gostar de programas com muito conhecimento ininteligível. Aproximadamente 64,9% dos chineses preferem programas sobre cientistas eminentes e novas tecnologias, como inteligência artificial.

A pesquisa ainda contou com sugestões para os programas, sendo que a incorporação de celebridades, jogos e interações com o telespectador estavam entre as mais citadas. Segundo Zhang Shaogang, professor da Universidade de Comunicação da China, os programas científicos são muito necessários para a programação de TV chinesa. Programas com jogos divertidos ou concursos também podem tornar a ciência interessante”.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.