Primeiro astronauta da China espera pisar na Lua

Yang Liwei disse, no 16º aniversário de sua viagem ao espaço, que será emocionante ver astronautas chineses pisando no satélite natural terrestre

O primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, disse que está aguardando ansiosamente a oportunidade de pôr os pés na lua. Segundo a Agência de Aeroespaço Tripulado da China, as observações foram feitas no 16º aniversário de sua viagem ao espaço a bordo na nave Shenzhou-5, em 15 de outubro de 2003. “A China começou a desenvolver as tecnologias chaves para o pouso lunar tripulado. Seria emocionante de ver astronautas chineses pisando no objeto extraterrestre”, afirmou Yang.

“Como todos os outros astronautas chineses, estou pronto para o chamado da nação”, exaltou Yang, que participa de treinamentos toda semana e passa por exames regulares.

Em 2003, a Shenzhou-5 obteve sucesso ao fazer da China o terceiro país a adquirir tecnologia de viagem espacial tripulada por si. No evento, o astronauta lembrou que algumas coisas inesperadas aconteceram durante o primeiro voo espacial tripulado do país, como ele enfrentando ressonância de baixa frequência durante o voo, que tem o potencial de prejudicar órgãos internos. “O sentimento causado pela ressonância a bordo da nave espacial quase me matou”, revelou ele.

Após retornar à Terra, Yang contou aos engenheiros sobre o problema, que foi resolvido e evitado em missões posteriores. Da Shenzhou-5 para a Shenzhou-6, mais de 180 tecnologias foram melhoradas.

A China deu início ao seu programa aeroespacial tripulado em 1992 com uma estratégia de três passos. O primeiro deles foi enviar um astronauta ao espaço e voltar seguramente, o que foi realizado por Yang Liwei. O segundo, foi desenvolver técnicas e tecnologias avançadas de voo espacial, incluindo atividade extraveicular e acoplagem orbital. Essa fase incluiu o lançamento de Tiangong-1, uma plataforma transitória para testar a tecnologia de acoplagem, e Tiangong-2, primeiro laboratório espacial da China.

Até agora, a China lançou 11 naves espaciais tripuladas, uma nave espacial de carga, Tiangong-1 e Tiangong-2, e enviou 11 astronautas ao espaço, completando os primeiros dois passos do programa. O terceiro passo é montar e operar uma estação aeroespacial tripulada permanente. O desenvolvimento da estação espacial da China está progredindo bem e espera-se que ela seja concluída por volta de 2022.

O país está selecionando novos astronautas para missões da estação espacial. Após terminar a construção da instalação, a China dá boas-vindas a astronautas estrangeiros para trabalharem ao lado dos chineses a bordo da estação espacial da China.

Segundo Yang, o progresso do país no espaço reflete a melhoria da força nacional e explorar o espaço é uma causa comum de toda a humanidade. O astronauta está entusiasmado em participar de atividades para popularizar a ciência e espalhar seu amor pelo espaço. “Espero que mais pessoas possam se tornar astronautas”, acrescentou.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.