Presidente chinês enfatiza foco do desenvolvimento econômico de alta qualidade

O presidente chinês, Xi Jinping, disse na segunda-feira que o foco do desenvolvimento econômico de alta qualidade deve ser posto na transformação e modernização das indústrias.

Fonte: Xinhua | Beijing, 6 março

O presidente chinês, Xi Jinping, disse na segunda-feira que o foco do desenvolvimento econômico de alta qualidade deve ser posto na transformação e modernização das indústrias.

Ao assistir ao painel de deliberação com os legisladores da Região Autônoma da Mongólia Interior na primeira sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo da China, Xi disse que é necessário fazer esforços para fortalecer e melhorar a economia real.

A economia da China teve uma transição de uma fase de alto ritmo de crescimento a uma fase de desenvolvimento de alta qualidade, declarou Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, advertindo que a velha mentalidade poderia conduzir a China praticamente a nenhum lugar e perder oportunidades valiosas.

 

Os governos locais devem tirar partido dos seus pontos fortes e explorar suas potencialidades para desenvolver mais indústrias emergentes, de gama alta, de alto valor agregado e de uso intensivo do capital e da tecnologia, estabelecendo uma estrutura industrial moderna de dimensão e pilares múltiplos, indicou o presidente.

A Região Autônoma da Mongólia Interior deve desenvolver adequadamente o setor de energia moderna seguindo as tendências industriais globais mais recentes. A cadeia industrial do setor de energia deve ser estendida e se deve melhorar a taxa de utilização, segundo o presidente.

Ele também pediu que a região desenvolva a manufatura moderna de equipamentos, serviços modernos e outros setores emergentes como novos materiais, biomedicina, eletrônica e informática, conservação de energia e proteção do meio ambiente para injetar um novo impulso de desenvolvimento.

A região deve promover o desenvolvimento de infraestrutura e aproveitar ao máximo sua posição geográfica para uma melhor distribuição de recursos e esquema de produção, disse Xi.

Os riscos de endividamento devem ser vigiados de perto e evitados efetivamente, acrescentou.

Xi pediu maiores esforços em proteção ambiental. A administração de montanhas, água, bosques, terra e lagos deve ser planejada como um todo. Projetos importantes devem ser impulsionados detalhadamente, incluindo o cinturão de proteção no noroeste, norte e nordeste da China.

A região deve fazer tudo para atingir um equilíbrio entre pastagens e gado, fortalecer a prevenção da desertificação e a conservação de pantanal, assim como controlar a poluição da água, ar e terra.

Xi pediu fazer esforços mais intensos e precisos para ajudar as aldeias com grande número de moradores pobres a saírem da pobreza.

Os esforços devem focar-se em assuntos como desenvolvimento industrial, emprego, infraestrutura, serviços públicos e atendimento médico. O sistema de segurança médica deve ser melhorado para manejar a pobreza causada por doença, indicou.

O presidente declarou que o combate do alívio da pobreza deve ser complementado com a estratégia de vitalização rural da China para melhorar as condições de vida dos agricultores e pastores.

Xi declarou que devem tomar ações contra a corrupção e práticas indesejáveis no trabalho de alívio da pobreza, ao mesmo tempo fazer punição estrita à malversação de recursos de alívio da pobreza e eliminar as práticas como formalidades por formalidades mesmas, burocracia e falsificação.

Xi também pediu impulsionar um forte sentido de comunidade para a nação chinesa e promover a solidariedade étnica.

Devem se fazer esforços para encorajar todos os grupos étnicos a cuidar-se e ajudar-se mutuamente e elevar a consciência da unidade étnica, a fim de que todos os grupos étnicos possam ficar juntos “como sementes de uma romã”, afirmou.

Os valores socialistas essenciais devem ser o tom do lar espiritual de todos os grupos étnicos, declarou Xi, acrescentando que isso deve ser fomentado entre as pessoas, em particular entre as crianças e incluindo nos jardins de infância.

Além disso, ele pediu criatividade em formas e meios de promover os valores socialistas essenciais e aprender da cultura tradicional das minorias étnicas.

O país deve trabalhar para construir uma fronteira segura e estável no norte, acrescentou.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.