População da China ultrapassa 1,4 bilhão, segundo dados oficiais
Número representa um crescimento de 5,38% na última década
A população da China na parte continental atingiu 1,41178 bilhão, informou na terça-feira o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), citando dados do sétimo censo nacional da população.
O número não inclui os residentes de Hong Kong, Macau e Taiwan e os estrangeiros que vivem nas 31 regiões provinciais da parte continental do país. O último número populacional aumentou em 5,38%, em comparação com 1,33972 bilhão registrado no censo anterior, realizado há uma década.
Isso representa uma taxa média de crescimento anual de 0,53% de 2010 a 2020. A taxa foi ligeiramente inferior ao crescimento médio anual de 0,57% de 2000 a 2010.
“Os dados mostram que a população da China continuou a manter um crescimento lento na última década”, disse Ning Jizhe, chefe do DNE, em uma coletiva de imprensa.
Ele indicou que o crescimento será afetado por fatores como a estrutura etária, o pensamento das pessoas sobre terem filhos, as políticas demográficas do governo, custo da paternidade, o serviço médico e as condições de saúde do povo.
Entretanto, Ning disse que a população do país permanecerá acima de 1,4 bilhão “por um certo período no futuro”. “A população da China atingirá seu pico, mas existe incerteza sobre quando isso acontecerá”, acrescentou.