Plataforma cria modelo tridimensional das grutas de Dunhuang

Iniciativa tem o objetivo de preservar valor histórico do local

Uma equipe do Centro de Pesquisa de Patrimônio Cultural Digital da Universidade de Wuhan, na China, criou um modelo tridimensional das Grutas de Mogao, em Dunhuang, no noroeste da China.

O projeto foi iniciado em 2007, pela Academia de Dunhuang, na tentativa de preservar as formas, cores e o valor histórico do local, de acordo com o jornal Diário do Povo Online. Após diversas tentativas de recriação virtual, os cientistas foram capazes de desenvolver um software para mapeamento de texturas com precisão das relíquias da arquitetura.

Para o projeto, foi usado um equipamento a laser de escaneamento das grutas em três dimensões, além de câmeras digitais. Os pesquisadores ainda utilizaram um avião de transporte para escanear penhascos, cavernas e edifícios antigos nos entornos de Dunhuang.

“Nossos alunos estão agora estudando a restauração virtual de murais, sistemas de identificação e rotulagem de relíquias culturais, para proteger Dunhuang, e iremos passar de geração em geração”, afirmou Zhang Fan, um estudante de doutorado da universidade envolvido no projeto.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.