Planta criticamente ameaçada é redescoberta na China

Descoberta aconteceu mais de 110 anos depois da espécie ter sido encontrada pela primeira vez no país

Foto tirada pelo pesquisador Hu Jun em 10 de agosto de 2021 mostra as folhas de Euonymus aquifolium na natureza. (Hu Jun/Xinhua)

Créditos: Hu Jun/Xinhua

Uma planta criticamente ameaçada, conhecida como Euonymus aquifolium, foi redescoberta na China, mais de 110 anos depois de ter sido encontrada pela primeira vez no país.

Uma equipe de cientistas chineses liderados por Hu Jun encontrou a planta em um cânion durante a segunda expedição científica do país ao Planalto Qinghai-Tibet em 2021.

Em 1908, o botânico britânico Ernest Henry Wilson coletou pela primeira vez três espécimes da rara planta na Província de Sichuan, no sudoeste da China.

Desde então, porém, ninguém a tinha visto novamente até agosto de 2021, quando Hu e sua equipe descobriram cerca de 15 plantas suspeitas de serem aquifolium euonymus no penhasco de um cânion perto do Monte Gongga.

“Tive muita sorte. Alguns especialistas vêm procurando a planta há mais de uma década, mas não conseguiram”, disse Hu, pesquisador assistente do Instituto de Biologia de Chengdu, da Academia Chinesa de Ciências.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.