Pesquisadores desenvolvem janelas transparentes geradoras de energia

Tecnologia poderá ser usada em prédios, carros e trens

Pesquisadores da China, Alemanha e Grã-Bretanha desenvolveram janelas transparentes capazes de converter a luz solar em eletricidade, de acordo com um artigo científico publicado na revista Advanced Energy Materials.

Células fotovoltaicas transparentes têm mostrado grande potencial, mas o aumento da transparência reduz a eficiência de conversão de energia. Os cientistas superaram essa limitação ao combinar a conversão solar-térmica-elétrica com a absorção seletiva do comprimento de onda do material utilizado.

Um protótipo que une o filme a módulos de geração de energia termoelétrica tem uma produção extraordinária de quatro voltagens dentro de uma área de 0,01 metro quadrado exposta à luz do sol.

Esta tecnologia pode operar sob temperatura ambiente com alta confiabilidade e tem ótimas perspectivas de aplicação em geração de energia, permitindo assim que forneça conforto térmico para os ocupantes do prédio. A novidade também poderá operar em painéis solares nos telhados e janelas laterais de trens ou automóveis.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.