Pesquisadores de Hong Kong desenvolvem material capaz de inativar vírus da Covid-19

Composto por resina, tecido pode ser feito em impressora 3D

A Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU) anunciou que sua equipe de pesquisa desenvolveu com sucesso um “material antivírus de impressão 3D” que pode matar o vírus da Covid-19 em superfícies, bem como vírus e bactérias mais comuns.

O principal componente do material é uma resina, adicionada de agentes antivirais como compostos catiônicos, com o objetivo de perfurar a membrana celular do vírus e destruir sua estrutura para matá-lo, assim como nas bactérias, segundo os pesquisadores da PolyU.

Chris Lo, professor associado do Instituto de Têxteis e Vestuário da universidade, que liderou a equipe de pesquisa, disse que testes de laboratório confirmaram que o material pode eliminar mais de 90% dos vírus em 10 minutos e quase todos os vírus e bactérias em uma superfície em 20 minutos.

Ao usar a tecnologia de impressão 3D, ele pode ser produzido em diferentes formas, atendendo a diferentes necessidades. “Portanto, é altamente flexível e pode ser usado extensivamente em instalações públicas para fornecer apoio à prevenção de epidemias à comunidade”, destacou Lo, acrescentando que o custo do material era bastante baixo.

No ano passado, a equipe de pesquisa colaborou com diferentes organizações para produzir alças de lixeiras, capas para maçanetas de banheiros, botões de elevador, placas em braille e muito mais, com o objetivo de realizar mais testes e ensaios da eficácia e durabilidade do material na eliminação de vírus.

Segundo Kan Chi-wai, membro da equipe de pesquisa e professor do Instituto de Têxteis e Vestuário da PolyU, mesmo após o uso por um ano, não apenas a alça da lixeira ainda está em boa condição, mas também nenhum vírus da Covid-19 foi detectado em sua superfície.

A equipe já solicitou a patente dessa tecnologia e de sua aplicação e a usará para fins comerciais no futuro, disse Lo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.