Pesquisadores chineses desenvolvem robô flexível impresso em 4D com percepção tátil

Objeto é capaz de regular tamanho, velocidade e direção de forma inteligente

Pesquisadores chineses da Universidade de Tianjin desenvolveram um robô flexível de um único material com capacidade de movimento livre, usando tecnologia de impressão 4D.

O robô é capaz de rolar de forma estável, e sua velocidade e direção podem ser ajustadas mudando sua forma e tamanho. O comportamento responsivo inteligente do robô constitui a percepção da máquina baseada em inteligência artificial.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Matter by Cell Press. Combinando o processo de impressão 3D, materiais inteligentes, modelagem matemática e algoritmos de aprendizagem de máquina, pesquisadores globais estão criando objetos 3D que podem reagir a estímulos externos transformando-se ao longo do tempo, adicionando assim uma quarta dimensão.

“O robô flexível pode se adaptar a diferentes ambientes não estruturados e interagir com humanos com mais segurança”, disse Feng Wei, líder da equipe e professor da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Tianjin.

Através da percepção do calor, o robô pode mudar independentemente sua forma e ajustar a velocidade e direção de movimento.

O robô pode carregar uma carga 40 vezes maior que o seu próprio peso e tem amplas perspectivas de aplicação no transporte de carga e exploração inteligente sob condições extremas de alta temperatura.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.