Pesquisadores chineses desenvolvem novo método para clareamento dental

Terapia é eficaz na remoção de bactérias e causa menos lesões

]

Pesquisadores chineses desenvolveram uma nova estratégia de terapia dentária fotodinâmica para remover bactérias e branquear os dentes, de acordo com um artigo publicado na Advanced Functional Materials.

A coloração dentária e a formação de biofilmes são grandes desafios para a saúde bucal. Cigarros, alimentos e bebidas com corantes podem causar manchas nos dentes. Isso pode levar a um grande número de bactérias, resultando em doenças dentárias.

Atualmente, o clareamento dos dentes é realizado principalmente por métodos físicos que podem causar danos mecânicos irreversíveis ao esmalte, enquanto o método de branqueamento químico, baseado em oxigênio reativo, causa menos lesões.

A terapia dentária fotodinâmica bifuncional é uma nova técnica de clareamento químico com alta precisão e baixo dano. Pesquisadores da Universidade de Tianjin desenvolveram um tipo de fotosensibilizador com alta solubilidade em água, e aumentaram a taxa de produção de espécies reativas de oxigênio em oito vezes.

Os resultados mostraram que a nova estratégia pode não apenas clarear os dentes de forma não destrutiva, mas também erradicar cerca de 95% do biofilme nos dentes. Os pesquisadores esperam fornecer uma terapia dentária mais conveniente e eficaz para branqueamento dos dentes e prevenção no tratamento de doenças dentárias.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.