Pequim revela tocha olímpica e inicia contagem regressiva para Jogos de Inverno de 2022

A tocha dos Jogos Paraolímpicos também foi divulgada; veja fotos

A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022, batizada de Voadora, foi revelada, na última semana, em uma cerimônia no local das Olimpíadas de 2008 em Pequim, marcando o início da contagem regressiva de 365 dias para a abertura do evento.

O símbolo tem duas fitas esvoaçantes sobrepostas. A interna, vermelha, evoca chamas crescentes enquanto a externa, banhada em prata, produz um contraste impressionante. As duas cores apresentam uma metáfora de gelo e fogo, indicando como trará luz e calor à festa.

A tocha ainda traz o emblema de Pequim 2022 e os anéis olímpicos gravados, com padrões de nuvens e flocos de neve pintados de baixo para cima até a chama.

Para homenagear Pequim como a primeira cidade no mundo a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, a tocha de 2022 tem um desenho parecido à dos Jogos de 2008, que parecia um rolo gigante, destacando o legado do espírito olímpico na capital chinesa.

Os padrões de nuvens que cobrem o cabo também se inspiraram no símbolo de 2008, segundo a equipe de design.

A tocha para os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2022, que também foi revelada na última semana, apresenta cores de ouro e prata. Na parte inferior, está gravado “Jogos Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022” em braile.

O desenho permite que as tochas se travem quando um portador passar a chama para o outro durante o revezamento, representando a compreensão mútua e o respeito entre diferentes culturas.

O sistema de combustão, alimentada por hidrogênio, foi desenvolvido pela China Aerospace Science and Technology Corporation. A chama passou por testes rigorosos para queimar com segurança em todas as condições de tempo e para resistir a ventos fortes e temperaturas extremamente baixas.

A tocha também é leve e resistente a altas temperaturas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.