Pequim recebe Festival de Curtas-Metragens Brasileiros

Evento organizado pela Embaixada do Brasil na capital exibirá 12 produções em plataformas online

Créditos: Divulgação/Embaixada do Brasil em Pequim

Após quatro edições do Festival de Cinema Brasileiro em 10 cidades chinesas, a Embaixada do Brasil em Pequim leva, pela primeira vez, curtas-metragens brasileiros ao público chinês.

Em parceria com o curador Marcos Jorge, a Embaixada apresentará uma seleção das 12 melhores produções dos últimos anos, através de plataformas de streaming de vídeo chinesas a partir desta segunda-feira.

“São doze filmes realizados por mulheres e homens provenientes de todas as regiões brasileiras, com histórias enraizadas em suas cidades, mas universais em seus aspectos humanos mais profundos. Histórias que, temos certeza, vão tocar os corações e as mentes do exigente público chinês, distante dos brasileiros na geografia mas muito próximos na sensibilidade e na emoção com que encaram a vida”, afirma a Embaixada em um comunicado à imprensa.

“Anualmente, cerca de 500 filmes com até 30 minutos são produzidos por jovens diretores brasileiros. Muitos deles são premiados internacionalmente e lançados em plataformas digitais de diferentes países. Esperamos que esta seja a primeira de muitas exibições de curtas metragens brasileiros na China e que o cinema siga cumprindo seu papel de aproximar os povos dos dois países”, afirmou o Embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet, no texto.

A exibição online acontecerá na conta da Embaixada na Tencent Video, Iqiyi e Bilibili durante duas semanas. A audiência pode procurar nomes de filmes nas plataformas ou seguir as contas da Embaixada “巴西文化在中国” na Tencent Video e Iqiyi, ou “巴西在中国” na Bilibili. Para obter mais informação, siga a conta da Embaixada no wechat “巴西在中国” ou mande um e-mail para cultural.pequim@itamaraty.gov.br.

Filmes

Baile (2019)

Direção: Cíntia Domit Bittar

Elenco: Emilly de Jesus / Patricia Saravy / Adélia Domingues Garcia

País: Brasil

Duração: 18 minutos

Enredo: Andréa tem apenas dez anos e pode ainda não perceber que seu dia foi um desses dias que de repente nos fazem crescer.

 

Umbrella (2019)

Direção: Helena Hilário/Mário Pece

País: Brasil

Duração: 8 minutos

Enredo: Joseph é um menino que vive em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Conhecer uma jovem que acompanha a mãe ao local para fazer doações lhe dá novas perspectivas. Inspirado em uma história real.

 

Os irmãos Mai (2013)

Diretor: Thaís Fujinaga

Elenco: Luis Mai / Recardo Mai

País: Brasil

Duração: 19 minutos

Enredo: Dois irmãos chineses precisam encontrar um presente para sua avó. Quanto mais eles andam, mais longe parecem de alcançar seu objetivo.

 

A canção do asfalto (2017)

Diretor: Pedro Giongo

Elenco: Mengran Zhang

País: Brasil

Duração: 16 minutos

Enredo: Há 6 meses vivendo no Brasil, a vida de Xiao Chen resume-se ao trabalho no restaurante do tio em São Paulo. Em uma noite, quando as ruas estavam vazias e o asfalto ecoava a música do silêncio, ele decidiu sair.

 

Apneia (2019)

Direção: Carol Sakura / Walkir Fernandes

Elenco: Carol Sakura / Mauro Zanatta / Jaciara Rocha

País: Brasil

Duração: 15 minutos

Enredo: Muriel não sabia nadar, ela estava com tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona monstros da infância. Ela agora busca a voz e o ar que sempre lhe faltaram quando menina e mulher. Inspirado em uma história real.

 

Brasil X Holanda (2018)

Diretor: Caroline Biagi

Elenco: Duda Azevedo / Fran Lipinski / Paulo Matos

País: Brasil

Duração: 19 minutos

Enredo: 1994. Marina é uma menina de 13 anos a caminho do casamento da irmã, que acontece no mesmo dia da partida das quartas de final da Copa do Mundo, Brasil x Holanda. Para alguns, o melhor jogo daquela Copa do Mundo. Para Marina, o dia em que sua idade não importava mais.

 

Nova Iorque (2018)

Diretor: Leo Tabosa

Elenco: Hermila Guedes / Juan Calado / Marcélia Cartaxo

País: Brasil

Duração: 24 minutos

Enredo: Hermila e Leandro querem fugir da aridez do sertão de Pernambuco em busca de seus sonhos. Hermila e Leandro querem ficar junto de quem amam.

 

Marina vai à praia (2014)

Diretor: Cássio Pereira dos Santos

Elenco: Aline Videira / Amanda Andrade / Cláudia Assunção / João Lucas Neto

País: Brasil

Duração: 17 minutos

Enredo: Um grupo de adolescentes que mora longe da costa prepara uma viagem para a praia. Marina, uma menina com síndrome de Down, quer ver o mar. Incapaz de viajar, ela procura maneiras de realizar seu sonho.

 

Ninguém lembrará/Chacal (2019)

Diretor: Marja Calafange

Elenco: Thaia Perez / Ana Clara Fischer / Guenia Lemos

País: Brasil

Duração: 20 minutos

Enredo: Uma mulher idosa, permeada pela sensação inexplicável da iminência de sua morte, deixa sua casa e família para se isolar em uma floresta, acompanhada apenas pela natureza que a cerca.

 

O barco e o rio (2020)

Diretor: Bernardo Ale Abinader

Elenco: Isabela Catão / Carolinne Nunes / Márcia Vinagre

País: Brasil

Duração: 17 minutos

Enredo: Vera é uma religiosa que cuida de um barco no porto de Manaus. Ela precisa lidar com sua irmã Josi, com quem discorda sobre como manejar o barco e como viver a vida.

 

Garoto Propaganda (2015)

Diretor: Christopher Fausto

Elenco: Talita Assis / Kendrik Bittencourt / Rafael Magaldi

País: Brasil

Duração: 23 minutos

Enredo: Vitor, que era famoso quando criança por ser o garoto-propaganda de uma marca de pasta de dente, tem um encontro com uma garota de seu passado.

 

Sem Asas (2019)

Direção: Renata Martins

Elenco: Grace Passô / Kaik Pereira / Melvin Santhana

País: Brasil

Duração: 20 minutos

Enredo: Zu é um menino negro de 12 anos. Ele vai ao supermercado comprar farinha de trigo para a mãe e, na volta, descobre que pode voar.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.