Pegadas de dinossauros do Jurássico Inferior são encontradas na China

Os cerca de 250 vestígios descobertos no país correspondem ao grupo dos saurópodes

Uma equipe de pesquisadores chineses informou que foram encontradas na província de Guizhou, na China, cerca de 250 pegadas de dinossauros. Essas pegadas estavam espalhadas por uma área decerca de 350 m² e correspondem a saurópodes do período Jurássico inferior. Especialistas chineses, estadunidenses e alemães acreditam que esse é o maior conjunto de rastros de saurópodes desse período já encontrado no país.

Um trabalho de pesquisa sobre tais pegadas foi publicado na revista Geoscience Frontiers, onde Xing Lida, membro da equipe de pesquisa e especialista em pegadas de dinossauros da Universidade de Geociências da China, explicou um pouco mais sobre o assunto. Ele afirmou que não é frequente encontrar pegadas de saurópodes do Jurássico Inferior na China, e que embora já tenham sido descobertas algumas nas regiões de Sichuan, Guizhou e Chongqing, elas estavam muito desgastadas.

“As novas descobertas estão muito bem preservadas e nos ajudaram a entender a distribuição e a evolução dos dinossauros do Jurássico Inferior”, acrescentou Xing. Os saurópodes formaram um grupo de dinossauros herbívoros de grande tamanho, quatro patas e pescoço e cauda longos, tendo sido um dos maiores animais que habitaram a Terra.

As pegadas foram encontradas em um lugar onde estão sendo realizadas obras para construir uma adega de vinho no povoado de Moutai, berço da famosa marca de licor chinês Kweichow Moutai. A equipe de pesquisa está trabalhando ao lado da adega e das autoridades locais para desenvolver um plano de proteção das pegadas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.