Pandas gigantes serão soltos na natureza pela primeira vez fora de Sichuan

O Centro Chinês de Conservação e Pesquisa para Pandas Gigantes realizará a reintrodução dos animais à natureza na província de Jiangxi

A China deverá soltar um ou dois pandas gigantes na natureza em uma reserva natural na província de Jiangxi, segundo um anúncio feito pelo Centro Chinês de Conservação e Pesquisa para Pandas Gigantes (CCCPPG). Essa será a primeira vez que um panda gigante será solto na natureza fora da província de Sichuan, onde até o final do ano passado, 13 animais da espécie haviam sido soltos.

De acordo com o CCCPPG, foi realizada uma reunião de especialistas em Jiangxi, onde decidiram que um ou dois pandas poderiam ser soltos na Reserva Nacional de Guanshan de Jiangxi. A reserva natural tem um clima moderado e um ecossistema bastante intacto, com abundantes recursos de bambu e pouca interferência humana, o que permite que pandas gigantes e outros animais selvagens vivam e se reproduzam.

Os pesquisadores do CCCPPG introduziram o treinamento selvagem de três pandas (Panwang, Ranran e Yuneraos) aos especialistas. Todos os três animais têm dois anos, sendo que Panwang e Ranran são fêmeas e Yuner, macho. Os especialistas também explicaram o método de pesquisa do programa de reintrodução de pandas gigantes e o ambiente da reserva natural.

A conclusão chegada pelos especialistas foi a de que os três pandas estão prontos para a reintrodução e que a reserva atende aos requisitos do programa. O programa de reintrodução de pandas gigantes se refere à soltura de pandas criados em cativeiro em suas áreas de distribuição histórica para viverem e se reproduzirem depois do treinamento selvagem, a fim de reconstruir a população selvagem dos pandas gigantes.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.