Países do BRICS se tornam força importante que não pode ser ignorada, diz Xi

Presidente chinês fez as declarações durante a 13ª cúpula do grupo

O presidente chinês, Xi Jinping, disse que os países do BRICS se tornaram uma força importante no cenário internacional que não pode ser ignorada. Xi fez as declarações em Pequim, ao participar da 13ª cúpula do BRICS por meio de videoconferência, na quinta-feira.

Nos últimos 15 anos, os cinco países intensificaram a comunicação estratégica e a confiança política no espírito de abertura, inclusão e igualdade, respeitaram o sistema social e a trajetória de desenvolvimento uns dos outros e exploraram uma maneira sólida para interagirem entre si, disse o presidente.

Ao buscar uma sinergia entre políticas de desenvolvimento e aproveitar suas complementaridades, os cinco países fizeram progresso sólido em várias áreas de cooperação no espírito de pragmatismo, inovação e cooperação de ganho mútuo e avançaram na jornada comum de desenvolvimento, de acordo com Xi.

Os cinco países apoiaram o multilateralismo e participaram da governança global no espírito de igualdade, justiça e assistência mútua, acrescentou. “O que aconteceu mostra que, seja como for, podemos alcançar um progresso suave, sólido e sustentado na cooperação do BRICS, desde que avancemos nossas mentes e nossos esforços”, observou Xi.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.