Países do BRICS renovam compromisso de enfrentar mudanças climáticas

Reunião organizada pela China contou com representantes do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul

Créditos: Xinhua/Fang Zhe

Os países do BRICS renovaram seu compromisso conjunto de combater as mudanças climáticas e exploraram abordagens para acelerar a transição de baixo carbono em uma reunião na última semana.

A Reunião de Alto Nível do BRICS sobre Mudanças Climáticas foi organizada pela China por videoconferência e contou com a presença de funcionários ministeriais responsáveis pela resposta às mudanças climáticas do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

Observando que os países do grupo são uma força proeminente na abordagem das mudanças climáticas, o ministro da Ecologia e Meio Ambiente da China, Huang Runqiu, disse em um discurso que a China trabalhará com outros países para promover a implementação plena e efetiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Acordo de Paris.

A China dará total apoio à próxima Presidência egípcia da 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, esperando que o evento priorize a implementação e destaque o reforço da adaptação e ajuda financeira aos países em desenvolvimento, disse Xie Zhenhua, enviado especial da China para mudanças climáticas.

O vice-ministro da Ecologia e Meio Ambiente, Zhao Yingmin, disse que a cooperação em mudanças climáticas aproximou os países do BRICS e ajudou a estabelecer parcerias de alta qualidade.

Zhao pediu que todos os lados realizem comunicação e compartilhamento de políticas e lancem projetos conjuntos nas áreas como energia limpa e tecnologia de baixo carbono.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.