OMS enviará especialistas internacionais à China

O objetivo é que, ao lado dos especialistas chineses, eles sejam capazes de entender melhor a atual situação com o coronavírus e ajudar a combater essa epidemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na terça-feira (28) que enviará especialistas internacionais para a China o mais rápido possível para melhorar a compreensão da situação do novo coronavírus e orientar os esforços mundiais contra a epidemia. O anúncio foi feito depois que Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, se encontrou com líderes chineses em Pequim.

Ambas as partes concordaram com a OMS enviar especialistas internacionais ao país asiático para trabalhar ao lados dos chineses numa forma de aumentar a compreensão sobre a epidemia e guiar os esforços globais contra a mesma. “Parar a propagação deste vírus na China e em todo o mundo é a principal prioridade da OMS”, disse o diretor-geral. Ele afirmou apreciar a atitude séria da China em relação ao surto, especialmente o comprometimento dos principais líderes e a transparência demonstrada, incluindo o intercâmbio de dados e a sequência genética do vírus.

“A OMS está trabalhando estreitamente com o governo chinês para tomar as medidas necessárias para entender o vírus e limitar a sua propagação”, disse Ghebreysus. Segundo ele, a organização continuará colaborando lado a lado com a China e outros países para proteger a saúde e a segurança das pessoas. O anúncio diz também que a delegação da OMS apreciou as ações chinesas em resposta ao surto, incluindo a rapidez na identificação do vírus e a abertura para compartilhar informações com o organismo multilateral e outros países.

Embora haja muito a ser entendido sobre o novo coronavírus, como a sua fonte de contágio e a extensão da sua contaminação na China, a maioria dos casos até agora relatados tem sido relativamente leve, com cerca de 20% das pessoas infectadas sofrendo de enfermidades graves, explicou a OMS.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.