Nova unidade inicia operação na principal usina hidrelétrica da China

Estação tem uma capacidade instalada total de 16 milhões de quilowatts

Créditos: Xinhua/Jiang Wenyao

A usina hidrelétrica Baihetan, no sudoeste da China, anunciou que uma nova unidade geradora de eletricidade passou por operação experimental de 72 horas nesta segunda-feira e iniciou sua operação formal.

A unidade nº 5 é a oitava geradora de eletricidade que entrou em operação, de um total de 16 construídas no mega projeto. A estação tem uma capacidade instalada total de 16 milhões de quilowatts.

A usina hidrelétrica Baihetan está localizada no Rio Jinsha, na parte a montante do rio Yangtzé. Ela transmite eletricidade do oeste, rico em recursos, para regiões em necessidade de energia no leste da China, marcando um grande passo na utilização da energia limpa no país.

Desde junho do ano passado, quando as primeiras unidades geradoras de eletricidade foram colocadas em operação, a usina produziu mais de 26,9 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade, de acordo com Wang Zhilin, que lidera a construção do projeto Baihetan na China Three Gorges Corporation.

Quando estiver totalmente operacional, a usina hidrelétrica gerará uma média de mais de 62,4 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano, suficiente para o consumo anual de aproximadamente 75 milhões de pessoas.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.