Museu dos Guerreiros de Terracota lança programa de guia inteligente

A novidade, que foi implantada em parceria com a Tencent, veio como forma de celebrar os 45 anos da descoberta dos guerreiros de terracota

O Museu dos Guerreiros de Terracota de Xi’an, capital da província chinesa de Shaanxi, lançou um programa de guia inteligente ao lado da gigante da internet Tencent. A novidade vem como forma de celebrar o 45° aniversário da descoberta dos guerreiros de terracota. Um dos programas foi batizado como “Procurando por Qin Shi Huang”, o primeiro imperador chinês e arquiteto do mausoléu. Ao abri-lo, é apresentado um mapa do local pintado à mão.

Segundo a Tencent, os programas oferecem principalmente guias de áudio do museu, as rotas e o tempo para chegar aos locais turísticos, assim como a distribuições das lojas, banheiros e estacionamentos. Além disso, imagens panorâmicas de cada fosso dos guerreiros são apresentadas em 360° e em alta resolução, de modo que os visitantes consigam distinguir os detalhes dos guerreiros com clareza.

O curador do museu, Hou Ningbin, afirmou Qin Shi Huang e os guerreiros de terracota são os símbolos espirituais da civilização chinesa, e que a introdução de tecnologia de ponta é uma ponte que conecta o passado com o presente.

A cooperação do museu com a Tencent começou em 2017, quando foi possível fazer as reservas para museu pelo WeChat. No futuro, a empresa deverá oferecer serviços de monitoramento baseados em big data para melhorar a eficiência da administração do museu.

Considerados por muitos como a “oitava maravilha do mundo”, o mausoléu de Qin Shi Huang e os guerreiros de terracota foram incluídos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.