Ministro das Relações Exteriores da China se reúne com representantes da UE

No encontro, que aconteceu em Pequim, foi discutido temas como o multilateralismo, o livre comércio e a Iniciativa Cinturão e Rota

O ministro das Relações Exteriores da China e conselheiro de Estado, Wang Yi, realizou em Pequim uma reunião com representantes diplomáticos na China da União Europeia (UE) e de seus 27 países membros. Na ocasião, Wang declarou que os interesses comuns entre o país asiático e o bloco europeu superam as suas diferenças, e ressaltou a importância da Iniciativa Cinturão e Rota para a conexão estratégica entre a Ásia e a Europa.

Diante das situações internacionais complexas e em mutação, Wang sugeriu que ambas as partes fortalecessem a comunicação e salvaguardassem, em conjunto, as regras básicas que regem as relações internacionais e o sistema multilateral de comércio baseado em regras, e trabalhassem juntos para promover a civilização humana e o progresso social.

Por sua vez, o chefe da delegação da UE no país asiático e os enviados diplomáticos de seus países membros afirmaram que tanto a União Europeia quanto a China aderem ao multilateralismo e promovem o livre comércio, o que não apenas está de acordo com os interesses de ambas as partes, como também é de grande importância para a estabilidade e desenvolvimento do mundo. Eles ainda disseram que a UE mantém uma atitude positiva em relação à participação na Iniciativa Cinturão e Rota.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.