Microsoft lança incubadora de AI e VR no leste da China

Além disso, a gigante da tecnologia planeja lançar um laboratório voltado para AI e IoT em Xangai

A Microsoft (gigante norte-americana de tecnologia) lançou na última semana uma incubadora focada em inteligência artificial (AI) e realidade virtual (VR) na cidade de Nanchang, na província de Jiangxi, no leste chinês. Batizada de “Programa de Incubação de Tecnologia Móvel e em Nuvem da Microsoft – Centro de Inovação de AI e VR da Cidade de Nanchang”, a incubadora poderá ser usada por startups e empresas atuais no setor manufatureiro com novas tecnologias.

Espera-se que com isso, a indústria de VR em Jiangxi, que se colocou como uma base industrial de tecnologia do tipo, seja impulsionada. A instalação deve atrair dúzias de empresas de AI e VR e de outras companhias tecnológicas ao distrito de Honggutan, onde a incubadora fica localizada. O mercado de VR da China cresceu 164% ao ano, tendo chegado a 16 bilhões de yuans (US$ 2,37 bilhões) em 2017 e o Ministério da Indústria e Informatização acredita que o número supere 90 bilhões em 2020.  

Laboratório em Xangai

A Microsoft ainda assinou um memorando de cooperação estratégica para estabelecer em Xangai um laboratório de AI e internet das coisas (IoT), que seria o primeiro do tipo na região Ásia-Pacífico. Este, que será o terceiro laboratório do tipo da Microsoft no mundo, e o maior deles, deverá começará a funcionar em abril.

Com esse laboratório, espera-se que a integração entre AI e IoT seja aprofundada e melhorada, e que setores como a manufatura, vendas de varejo, serviços de saúde e o setor público, sofram uma transformação digital. ” A China conta com o maior mercado de IoT do mundo. Os setores da inteligência artificial e da internet das coisas têm um grande potencial no país”, afirmou o vice-presidente da Microsoft China, Roan Kang. Ele ainda prometeu que a empresa vai oferecer os mais diversos produtos, soluções e plataformas de AI e IoT.

O laboratório, se ficará localizado na “AIsland” da Cidade de Ciência de Zhangjiang, no distrito de Pudong, irá trabalhar com empresas locais e companhias multinacionais para construir protótipos mediante produção, dar formação técnica, prover assessoria para a entrada no mercado e orientar a respeito de posicionamento e escalabilidade.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.