Megaprojeto chinês de desvio de água beneficia 140 milhões de pessoas

Obra forneceu água para cerca de 280 distritos de mais de 40 cidades

Mais de 140 milhões de pessoas no norte da China se beneficiaram diretamente do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte, que transportou 46 bilhões de metros cúbicos para áreas áridas por meio de suas rotas central e leste, disse Shi Chunxian, funcionário do Ministério de Recursos Hídricos, em uma entrevista coletiva.

O projeto contemplou cerca de 280 distritos de mais de 40 cidades grandes e médias, reduzindo a escassez no norte. Ele também ajudou a melhorar o meio ambiente local, fornecendo mais de 6,4 bilhões de metros cúbicos para uso ecológico, efetivamente reduzindo o declínio do nível do lençol freático e o afundamento da terra, disse Shi.

O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte tem três rotas. A rota central, a mais proeminente, começa no reservatório Danjiangkou, na Província de Hubei, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Pequim e Tianjin.

A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, para alimentar áreas como Tianjin e Shandong. A rota oeste está em fase de planejamento e ainda não foi construída.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.