Mantenedores da paz chineses estreiam na parada militar no Dia Nacional

O desfile de comemoração do aniversário de 70 anos de República Popular da China contou com uma formação de mantenedores da paz que participaram de missões das Nações Unidas

A China celebrou o 70º aniversário de fundação da República Popular da China na última terça-feira (1º) e realizou uma grande parada militar para celebrar, contando com a presença de uma formação de mantenedores da paz chineses. Trajando boinas e lenços azuis dos pacificadores das Nações Unidas, a formação de mantenedores da paz marchou na Praça Tian’amen e foi, pela primeira vez, revistada em uma parada militar de Dia Nacional.

Os mantenedores da paz que fizeram parte da formação vêm de tropas que, em sua maioria, participaram de missões de manutenção da paz das Nações Unidas na Libéria, Mali, República Democrática do Congo, Líbano, Sudão e Sudão do Sul. Desde 1990, a China enviou mais de 40 mil membros a 24 operações de manutenção da paz das Nações Unidas, e teve 13 mantenedores da paz que sacrificaram as suas vidas na linha de rente das operações.

Atualmente mais de 2,5 mil mantenedores da paz chineses estão em serviço em sete áreas de missão e quartéis-generais das Nações Unidas, e as próprias Nações Unidas elogiaram mantenedores da paz chineses como um “fator-chave” na manutenção da paz. Entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a China é o maior contribuidor dos mantenedores da paz.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.