Mais alta legislatura da China encerra sessão anual

Xi Jinping e outros líderes chineses participaram da reunião de encerramento no Grande Palácio do Povo

Créditos: Xinhua/Liu Bin

A 13ª Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo da China, concluiu sua quinta sessão nesta sexta-feira. Os líderes chineses Xi Jinping, Li Keqiang, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan participaram da reunião de encerramento da sessão no Grande Palácio do Povo em Pequim.

Li Zhanshu, presidiu a reunião com a presença de 2.758 deputados. Os legisladores votaram pela adoção de uma cota e a eleição de deputados para a 14ª APN e o método para que a Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau elejam os seus deputados. De acordo com a decisão, a eleição deve ser concluída em janeiro de 2023.

Os legisladores aprovaram o relatório de trabalho do governo e os relatórios de trabalho do Comitê Permanente da APN, do Supremo Tribunal Popular e da Suprema Procuradoria Popular, além de um relatório sobre a implementação do plano de desenvolvimento econômico e social nacional de 2021 e sobre o projeto de plano para 2022.

Li Zhanshu disse na reunião que a sessão anual completou com sucesso sua agenda. Ele elogiou as conquistas feitas pela 13ª APN e seu comitê permanente, bem como as contribuições feitas pelos deputados.

Li pediu esforços para estudar e implementar os pensamentos importantes de Xi sobre a defesa e melhoria do sistema de assembleias populares, para defender a liderança geral do Partido Comunista da China (PCCh) e para dar plena importância ao papel do sistema de assembleias populares como uma importante instituição para a prática da democracia do povo em todo o processo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.