Lucro industrial da China acelera apesar do ressurgimento da Covid-19

Valores cresceram 8,5% no último trimestre em relação ao ano anterior

Créditos: Hu Xiaofei/Xinhua

Os lucros das principais indústrias da China expandiram em um ritmo mais rápido no primeiro trimestre de 2022, apesar dos desafios crescentes, como o ressurgimento de Covid-19, mostraram dados oficiais, nesta quarta-feira.

Os lucros das empresas com receita anual principal de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 3,05 milhões) cresceram 8,5% ano a ano no período de janeiro a março, acelerando em relação ao ritmo de 5% registrado nos primeiros dois meses, disse Departamento Nacional de Estatísticas (NBS). Os lucros combinados dessas empresas atingiram 1,96 trilhão de yuans no primeiro trimestre.

Nos primeiros três meses, 24 dos 41 setores tiveram uma expansão ano a ano em seus lucros, enquanto outros 15 registraram declínios. Os lucros combinados no setor de mineração de carvão e indústria de lavagem aumentaram 1,89 vezes em relação ao ano anterior, enquanto os do setor de extração de petróleo e gás natural aumentaram 1,51 vezes, mostraram dados do NBS.

Os esforços da China para aumentar o fornecimento de energia e o forte aumento nos preços das commodities causados ​​por conflitos geopolíticos internacionais elevaram a lucratividade das indústrias de mineração, o que também impulsionou o rápido crescimento dos lucros industriais gerais, disse Zhu Hong, estatístico sênior do NBS.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.