Literatura chinesa online ganha espaço no exterior

Com a ascensão da leitura móvel pela internet, a literatura produzida na China tem alcançado novos territórios e conquistado leitores de todo o mundo

Nos últimos anos a literatura online chinesa tem se desenvolvido rapidamente com a ascensão da leitura móvel pela internet, o que faz com que ela se torne cada dia mais popular entre os leitores estrangeiros, disse Fang Zhenghui, vice-diretor da Administração de Publicação e Idiomas Estrangeiros da China. O comentário foi feito durante a um fórum na Feira Internacional de Livros (Turismo) da Ilha de Hainan, realizada em Sanya, província de Hainan.

“Neste ano, a literatura online da China foi traduzida para mais de 10 línguas estrangeiras, incluindo inglês, francês, japonês e russo, e consumida por leitores de mais de 40 países e regiões ao longo do Cinturão e Rota”, disse Fang.

Yang Zhan, que é funcionário da China Literature Limited, disse que a companhia já publicou mais de 500 livros online desde 2017, e que os usuários registrados no exterior já passaram de 40 milhões. Segundo ele, a obra online mais lida já teve mais de 300 milhões de visualizações. He Hong, diretor do centro de literatura online da Associação de Escritores da China, acredita que a literatura online é uma vanguarda para promover a cultura chinesa no exterior.

Atualmente a China tem cerca de 14 milhões de escritores online e mais de 450 milhões de leitores da literatura online. A Feira Internacional de Livros (Turismo) da Ilha de Hainan, que foi inaugurada na última sexta-feira (15), atraiu quase 200 agências de publicação e expositores domésticos e estrangeiros. Os livros turísticos, foram o destaque da exibição de quatro dias, que buscou intercâmbios culturais e aprendizagem mútua e contou com mais de 60 eventos, como fóruns e exibições.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.