Jovem mantém cultura tradicional chinesa viva com criação de bonecos

Família de Lang Jiaziyu faz estatuetas de massa há três gerações

Créditos: Peng Yukai/Reprodução

Entrando na oficina de Lang Jiaziyu em Pequim, é possível ver vívidas estatuetas e certificados de honra cuidadosamente colocados na bancada. No entanto, é difícil imaginar que este jovem nascido em 1995 é herdeiro do patrimônio imaterial de nível nacional da fabricação de estatuetas de massa.

A família de Lang faz estatuetas de massa há três gerações. O avô de Lang, Lang Shao’an, e seu pai, Lang Zhichun, são conhecidos pelo requinte de seus artesanatos.

Créditos: Peng Yukai/Reprodução

Lang Jiaziyu desenvolveu afinidade pela arte ainda jovem, começando a aprender o ofício com seu pai quando ele tinha cerca de quatro a cinco anos de idade. Apesar da prática exigir movimentos repetitivos, enquanto menino nunca se sentiu entediado, em vez disso, ele sempre demostrou prazer realizando o ofício.

O jovem também recorreu às novas mídias para promover a arte da modelagem de massa. Para Lang Jiaziyu, fazer estatuetas de massa é um processo de auto-expressão, e lhe dá um grande prazer ser ele mesmo. “É nisso que sou bom e tenho interesse, e estou muito feliz em ver uma tendência de revitalização da cultura tradicional chinesa hoje em dia”, disse Lang Jiaziyu.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.