Jogos inspirados na cultura chinesa atraem público global

Ópera de Pequim, instrumentos tradicionais e pontos turísticos são referências para desenvolvedores

Créditos: Divulgação/MIHOYO

Lançado em 28 de setembro de 2020, o jogo chinês “Genshin Impact” ganhou o prêmio do Jogo do Ano para iPhone entre os melhores da App Store e o Prêmio do Melhor Jogo para Dispositivos Móveis da The Games Awards (TGA) em 2021.

“Yun Jin”, a cantora de ópera chinesa, foi adicionada na atualização do jogo em 5 de janeiro. A equipe de produção convidou uma profissional da Ópera de Pequim para cantar uma ária para a personagem e notou que o clipe recebeu mais de 1,7 milhão de visualizações em cinco dias no canal oficial no YouTube.

Outro vídeo lançado há um ano, que somou quase 25 milhões de visualizações, demonstrou a forma tradicional chinesa de contar histórias por meio do personagem “Zhongli”. Liu Wei, presidente da desenvolvedora de jogos miHoYo, sediada em Xangai, atribui o sucesso do “Genshin Impact” à integração da cultura tradicional chinesa e a uma nova abordagem para mostrá-la.

Além dos elementos de ópera, os jogadores também podem ouvir a música tocada em instrumentos tradicionais chineses e passear em cenas semelhantes às atrações turísticas mundialmente famosas do país, com as quais a miHoYo chegou a acordos de cooperação.

“É um desafio criar produtos que atraiam pessoas de diferentes regiões e culturas, mas acreditamos que conteúdo de qualidade tem o poder de superar barreiras e diferenças”, afirmou Liu.

Os jogos desenvolvidos na China arrecadaram mais de US$ 18 bilhões em vendas no exterior no ano passado, um aumento anual de cerca de 16,6%. Integrar a cultura do país em jogos se tornou uma tendência. O “Rise of Kingdoms”, outro jogo chinês, mostra elementos lendários do antigo exército e apresenta ao mundo personagens famosos como Cao Cao e Guan Yu.

O “Arena of Valor” desenhou vários personagens enquanto adaptava elementos culturais chineses e organizava atividades offline para permitir que os jogadores experimentassem a caligrafia e os eventos da Festa da Primavera, a data mais comemorada na China. O jogo é um dos produtos da Tencent, gigante chinesa do setor de internet, lançados no exterior nos anos anteriores.

“Os jogos estão integrando culturas. Mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo os têm como sua principal forma de entretenimento. E eles também são globalizados, onde a arte e a cultura de cada país brilharão com nova vitalidade”, avalia Ao Ran, secretário-geral da Associação Chinesa de Publicação Digital e Áudio-Vídeo.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.