Governo chinês facilitará financiamento de pequenas e médias empresas

O país divulgou uma diretriz em que sugere medidas como IPOs mais rápidos para as empresas elegíveis e o encorajamento de sua cotação no “novo terceiro mercado”

Para reduzir as dificuldades de financiamento das pequenas e médias empresas, a China irá facilitar seu financiamento diretamente no mercado de capitais, segundo uma reportagem do jornal Securities Daily. O país divulgou recentemente uma diretriz para impulsionar o desenvolvimento saudável das pequenas e médias empresas, sugerindo medidas como a rápida oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para empresas elegíveis e o encorajamento da sua cotação no “novo terceiro mercado”.

Desde o início de 2019, foi observado um desenvolvimento positivo no número de IPOs concluídos e na taxa de aprovação das solicitações de IPOs. Até o dia 8 de abril, 34 empresas completaram seus IPOs, e 11 dos 12 pedidos para revisão do regulador de valores mobiliários receberam sinal verde. Até 4 de abril, a Bolsa de Valores de Xangai havia aceitado pedidos de 50 empresas para serem cotadas na nova bolsa de inovação de ciência e tecnologia.

Testando um sistema de IPO baseado em registro, a nova bolsa de ciência e tecnologia se foca em empresas de alta tecnologia e de setores estrategicamente emergentes, como tecnologia de informação de nova geração, equipamentos avançados, novos materiais e nova energia, proteção ambiental e biomedicina.

Zhao Qiaomin, analista da empresa de consultoria de investimento em títulos Guangzheng Hang Seng, espera que as atuais bolsas do país se tornem mais acessíveis, conforme as regras de entrada da nova bolsa de tecnologia se tornem parte do processo de revisão de emissões no mercado acionário da China continental. Ao solicitar um IPO, as empresas devem avaliar com cuidado a sua força corporativa e as demandas de financiamento, e melhorar a administração com base nos princípios da revisão transparente, disse Zhao.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.