Funcionária da ONU elogia esforços da China para combater a poluição do ar

Ela ressaltou o trabalho que o país fez nas últimas décadas e a sua atual posição como líder global no uso de energia renovável

Uma funcionária do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês) elogiou os esforços do governo chinês no combate à poluição do ar. Sonja Leighton-Kone, diretora de serviços corporativos da UNEP, disse que a China está reduzindo as emissões de gases do efeito estufa por meio do aumento do uso de fontes de energias renováveis, tais como a energia solar.

“Os esforços da China para reduzir a poluição do ar nestas últimas duas décadas são um testemunho do que pode ser alcançado com um grande investimento de tempo, recursos e vontade política”, disse Leighton Kone durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foram combinadas com uma recepção de boas-vindas a Wu Peng, 16º embaixador chinês no Quênia. Ela destacou que a China já é líder global no uso de energia renovável.

Ela também disse que entender a história da poluição do ar na China é fundamental para qualquer nação, distrito ou município que deseje seguir um caminho semelhante. “As cidades ao redor da China estão seguindo o exemplo e os países da região, e mesmo mais distantes, também querem aprender com a China”, acrescentou. Leighton-Kone indicou que tem havido várias iniciativas em que o UNEP pôde fazer parceria com a China, incluindo a Iniciativa Econômica Verde e a Coalizão Internacional para o Desenvolvimento Verde do Cinturão e Rota.

Segundo a agência da ONU, a poluição do ar aumenta a atual crise climática. “O principal responsável é o dióxido de carbono dos combustíveis fósseis, embora existam outras forças climáticas mais poderosas, como o metano, o carbono negro, o ozono e os hidrofluorcarbonetos, que ameaçam o patrimônio, a segurança e a qualidade de vida com que temos crescido e que desejamos para nossos filhos”, disse Leighton-Kone.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.