Fósseis de dinossauros raros são encontrados na China

Os cientistas encontraram esqueleto adulto, embriões e ovos intactos

Pesquisadores chineses encontraram um grupo de fósseis raros de dinossauros em incubação na província de Jiangxi. A descoberta, publicada na revista Science Bulletin, permite melhorar os estudos sobre reprodução dos terópodes. 

Foram encontrados um esqueleto adulto, embriões e um ninho de ovos intactos com cerca de 70 milhões de anos. Acredita-se que o animal de dois metros de comprimento deitava sobre a ninhada de ovos para desenvolvê-los, assim como os pássaros modernos.

Além de conservar a postura dos dinossauros durante a incubação, os fósseis preservaram os embriões, dando mais informações sobre o comportamento reprodutivo dos terópodes, disse Bi Shundong, da Universidade de Yunnan.

Os pesquisadores também descobriram que os animais nos ovos estão em diferentes estágios de desenvolvimento, mostrando uma incubação assíncrona. Este é um padrão reprodutivo avançado entre os pássaros modernos, segundo Xu Xing, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados sob a Academia Chinesa de Ciências.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.