Foguete Longa Marcha-5B permite à China construir estação espacial

Primeiro voo realizado nesta terça-feira foi bem-sucedido

O novo foguete transportador da China de grande porte, chamado de Longa Marcha-5B, fez seu primeiro voo nesta terça-feira. O teste foi bem-sucedido e significou um passo adiante no projeto de construção da estação espacial chinesa.

O Longa Marcha-5B tem cerca de 53,7 metros de comprimento, com um estágio eixo de 5 metros de diâmetro e quatro impulsionadores de 3,35 metros de diâmetro. Segundo a Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT, na sigla em inglês), o foguete será usado principalmente para o lançamento de grandes satélites em órbita alta da Terra e sondas no espaço profundo.

O foguete usa combustível ecológico, incluindo hidrogênio líquido, oxigênio líquido e querosene. Tem um peso de decolagem de cerca de 849 toneladas e um empuxo de decolagem de cerca de 1.078 toneladas.

“O Longa Marcha-5B foi desenvolvido especialmente para lançar os módulos da estação espacial”, disse Wang Jue, diretor-chefe da equipe de desenvolvimento de foguetes da CALT. O grupo de pesquisa passou quase dez anos desenvolvendo o foguete.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.