Foguete de nova geração da China pode ter primeira etapa reutilizável

Novidade foi veiculada pelo jornal Science and Technology Daily

Créditos: Xinhua/Liu Lei

O veículo de lançamento tripulado de nova geração da China pode ter uma primeira etapa reutilizável que pode fazer um pouso vertical suave, informou o jornal Science and Technology Daily, nesta sexta-feira.

A primeira etapa reutilizável pode realizar a desaceleração do motor durante a reentrada e se controlar e desacelerar por lemes pneumáticos, revelou Wang Xiaojun, chefe da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, subordinada à China Aerospace Science and Technology Corporation.

Durante o pouso, a primeira etapa será ainda mais desacelerada e protegida por um sistema de recuperação tipo malha no solo, que alocará mais componentes de retorno do foguete ao solo para reduzir a carga do veículo lançador, explicou Wang em um recente simpósio internacional sobre o desenvolvimento de voos espaciais tripulados.

O veículo de lançamento de nova geração adotará um design modular e universal com capacidade de transporte de tripulação e de carga.

Ele adotará uma configuração de duas etapas com uma capacidade de carga em órbita baixa da Terra de cerca de 14 toneladas para missões de estações espaciais próximas ao planeta e uma configuração de três etapas mais um booster com uma capacidade de carga em órbita de transferência lunar de cerca de 27 toneladas para explorações além da Lua.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.